Prefeito Rafael Barros busca oportunidades de negócios para Rio Pardo

Suinocultura como alternativa, pode virar realidade No dia 10 de abril, o prefeito Rafael Barros e o Secretário Municipal de Planejamento, Indústria e Comércio, Diego Dressler, estiveram em Arroio do Meio buscando novas oportunidades de crescimento para Rio Pardo. O prefeito e o secretário tiveram a oportunidade de conhecer as instalações de uma nova unidade… Read More »

GAMP é a nova gestora do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo

GAMP assume Gestão do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo O Prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros, convocou a imprensa nesta segunda-feira dia 27 de março para apresentar o Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública – GAMP que passará a fazer a Gestão do Hospital Regional do Vale do Rio… Read More »

Plano Plurianual – Audiências Públicas com a população

O Plano Plurianual estabelece as ações do Governo Municipal para os próximos 04 anos. É um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Municipal ao longo de um período de quatro anos de 2018 a 2021. Pode-se afirmar que o Plano Plurianual faz parte da política… Read More »

SOLAR DO ALMIRANTE ALEXANDRINO DE ALENCAR

O Museu   Situado na Rua Almirante Alexandrino, nº 1096, trata-se de um prédio tombado. Construído em 1790, por Mateus Simões Pires, um dos primeiros açorianos a chegar em Rio Pardo, é um sobrado de arquitetura colonial, construído em barro e madeira numa pequena elevação perto de dois metros acima da rua. Alexandrino de Alencar… Read More »

Rua da Ladeira e sua história

 Uma rua famosa do Rio Grande A Rua Júlio de Castilhos é uma das primeiras vias pavimentadas no Rio Grande do Sul. Inicialmente chamada de Rua Direita, foi sucessivamente chamada Rua do Imperador e Silveira Martins, atualmente Júlio de Castilhos. A pavimentação foi executada por escravos, no ano de 1813, com pedras retiradas do rio… Read More »

QUILOMBO BELA CRUZ.

RIO PARDO E A HISTÓRIA DO RS No Rio Grande do Sul a influência afro inicia-se em 1809, quando da criação dos quatro primeiros municípios da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul. Rio Pardo abrangia grande parte deste território, e, por seu caráter comercial e localização geográfica teria facilidade em incorporar ou… Read More »

Aldeia São Nicolau

CAPELA SÃO NICOLAU São Nicolau foi um aldeamento indígena que Marcelino Figueredo, governador da Capitania, arranchou nos arredores de Rio Pardo e, até 1824 conservaram os índios, sendo a maior preocupação era fazer uma igreja para índios. Nestes tempos, dito por viajantes em Rio Pardo a língua guarani era de uso tão comum como a… Read More »