Início do ano letivo na Rede Municipal revela melhorias na qualidade de ensino

O Governo Municipal de Rio Pardo, Prefeito Rafael Reis Barros, divulga dados sobre o início do ano letivo. As informações solicitadas à Secretaria Municipal de Educação revelam que o avanço no atendimento aos alunos vem sendo progressivo desde o início desta gestão, atendendo a demandas antigas dos pais e alunos, matriculados na rede municipal.

Segundo informações prestadas pela Secretária de Educação Michelle Borges Zawadski, o ano letivo de 2018, nas escolas da Rede Municipal (EMEIS e EMEFS), iniciou com o quadro de professores e funcionários completo, sendo que todos os alunos (aproximadamente 2400) estão recebendo atendimento diariamente. A Secretária destacou ações importantes como a contratação de monitores, para auxiliar os professores no atendimento aos alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem, bem como o funcionamento do transporte escolar nas diversas rotas pelas quais o Município é responsável. Essa Secretaria oferece manutenção do espaço físico, das instalações elétricas e dos pátios das escolas. Outro ponto importante é a disponibilidade de climatização (ar-condicionado) para cerca de 80% das salas de aula da rede municipal, garantindo assim mais conforto e escolas mais agradáveis para todos e está sendo providenciada a climatização às escolas que ainda não possuem.

A informação prestada pela Secretária ainda salienta que o Município garante merenda de qualidade para todos os alunos, hoje em muitas instituições, além do lanche na hora do recreio, os alunos recebem café logo que chegam à escola e, também almoço antes de saírem, e nas escolas de Educação Infantil são servidas, no mínimo, quatro refeições a cada aluno diariamente.

Além disso, a Secretaria de Educação mantém parcerias através da disponibilidade de profissionais para atenderem as crianças e adolescentes na merenda para o Programa AABB Comunidade, o Instituto Medianeira (Casa da Criança) e a Escola Renascer (APAE).

No mês de fevereiro, foi promovido o primeiro encontro de formação continuada, que é oferecida ao longo do ano letivo aos professores do quadro, quando todos os profissionais foram recepcionados com um delicioso café colonial   e logo após uma palestra motivacional com o empreendedor social, publicitário e escritor Alex Duarte, sendo essa um sucesso. O próximo encontro de formação continuada para os professores das Escolas de Ensino Fundamental será dia 21.03, no Centro Regional de Cultura.

Também nesse início de ano letivo, a EMEI Boa Vista II, que mantinha seu atendimento no prédio do antigo Seminário, foi reinaugurada no prédio da antiga fábrica Coutinho, no bairro Boa Vista, depois de ter sido todo reformado e adaptado para atender as crianças e os profissionais que lá atuam, passando a denominar-se EMEI Doce Infância. Foi também regulamentada a Escola que funcionava como anexo da EMEF São Nicolau, e agora denomina-se EMEI Cantinho Feliz.

Hoje, a Secretaria Municipal de Educação, desenvolve os projetos e programas “Verde é Vida”, em parceria com a Afubra, “Floresta é Vida”, em parceria com a empresa Celulose Rio-grandense, “A União faz a Vida”, em parceria com o banco Sicredi, “Mais Alfabetização”, “Educação Conectada” e PNAIC, em parceria com o MEC. Organiza e realiza os seguintes eventos: o Seminário Estadual de Língua Portuguesa e Literatura Rio-Grandense e Fórum de Educação, a Feira Municipal do Livro, as Olimpíadas Escolares Municipais. Além disso, promove uma programação de formação continuada, garantindo certificação para os professores e, busca ações que viabilizem recursos financeiros junto ao MEC como o Programa Caminho da Escola, o PAR (Plano de Ações Articuladas) e o Programa Dinheiro Direto na Escola. Tudo isso visando ao aperfeiçoamento do trabalho em sala de aula e a qualidade na educação.

O horário de atendimento da Secretaria Municipal de Educação é das 8 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia, e encontra-se à disposição da comunidade rio-pardense para qualquer informação ou solicitação.