3º Encontro de Formação Continuada para Professores Municipais – Ensino Fundamental

No dia 16 de novembro, no Centro Regional de Cultura, foi realizado o 3º Encontro de Formação Continuada para os Professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Rio Pardo.

Durante o turno da manhã participaram do encontro os professores dos anos finais (6º a 9º anos) e pela tarde os professores dos anos iniciais (pré-escola ao 5º ano). Além dos professores, também participaram do evento as direções e equipes diretivas das escolas. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, o principal objetivo destes encontros é oportunizar vivências e troca de experiências, bem como momentos de estudo que promovam novas possibilidades no processo ensino-aprendizagem.

Nesta ocasião, foi realizado o Fórum da “Cultura Afro-Brasileira”, abordando sobre inúmeras questões de extrema relevância no sentido de conscientização da importância da cultura Afro-brasileira na formação da nossa identidade cultural. Atuar no campo educacional a partir dos princípios da diversidade cultural e respeito às etnias é fundamental para que os professores desenvolvam nas escolas um trabalho pedagógico voltado para a construção da cidadania através do respeito às diferenças.

Neste sentido, os trabalhos foram desenvolvidos e conduzidos pelo Secretário Municipal do Turismo e Cultura, professor Alexandre Bitencourt, que palestrou para o grupo de docentes abordando sobre  vários aspectos da Cultura Afro-Brasileira e sua importância na formação de nosso povo, enfatizando a “Pedagogia Africana Griô” e a roda da vida, que é passada através da ancestralidade. Além disso foram realizadas oficinas práticas de Danças Africanas e de Capoeira, ministradas pelos professores Vinícius e Monique. Também houve a participação do Departamento da Cultura Negra do Município, representado pela funcionária da Prefeitura Municipal Kity.

Estiveram presentes no evento os professores municipais e direções das EMEFs: Antônio Olinto Meurer, Casemiro de Abreu, Casemiro de Abreu (Anexo), Cassiano Silveira de Oliveira, Clemente Carlos Matte, João Francisco de Menezes, João Maria Corrêa, José Borges Sobrinho, Manoel Alcides Cunha, Olavo Bilac, Pedro Petry Neto, São Nicolau, Vera Cruz, Vereador Rodolfo Iserhard, Visconde de São Gabriel e Zamira do Amaral Lisboa, além dos profissionais do Instituto Medianeira – Casa da Criança e do Programa AABB Comunidade.