2º Encontro de Formação Continuada para Professores Municipais – Ensino Fundamental

No dia 25 de agosto, no Centro Regional de Cultura, foi realizado o 2º Encontro de Formação Continuada para os Professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), de Rio Pardo. Durante o turno da manhã participaram do encontro os professores dos anos finais (6º a 9º anos) e, pela tarde os professores dos anos iniciais (pré-escola ao 5º ano). Além dos professores, também participaram do evento as equipes diretivas das escolas.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, o principal objetivo destes encontros é oportunizar vivências e troca de experiências, bem como momentos de estudo que promovam novas possibilidades no processo ensino-aprendizagem.

2º Encontro de Formação Continuada para Professores Municipais – Ensino Fundamental. Rio Pardo/RS

Na ocasião, o tema abordado foi a “Inclusão” e os desafios da Educação Inclusiva como um caminho importante para abranger a diversidade, mediante a construção de uma escola que ofereça uma proposta ao grupo, ao mesmo tempo em que atenda às necessidades de cada um, principalmente àqueles que correm risco de exclusão em termos de aprendizagem e participação na sala de aula. Atuar no campo educacional, à partir dos princípios da inclusão, é uma chance que os professores têm de reorganizar as escolas, com o objetivo de garantir e qualificar socialmente o acesso de todos às oportunidades educacionais e sociais. Os desafios aparecem nas relações entre pessoas diferentes convivendo no espaço comum.

Neste sentido, os trabalhos foram desenvolvidos em dois momentos: inicialmente palestrou, para o grupo de docentes, a Supervisora da Educação Especial, da Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul, professora Mara Núbia Sandim; no segundo momento, o trabalho foi conduzido pela equipe do CAMEE (Centro de Atendimento Municipal Educacional Especializado) de Rio Pardo, com os seguintes palestrantes: Rosa Melo e Ana Homrich (Coordenadoras); Carmen dos Santos (Psicopedagoga), Kelly Schwarzbach (Especialista em Deficiência Intelectual); Daniela Pires e Tatiana da Silva (Psicólogas); Maria Solange Neuwald (Especialista em Deficiência Visual); Priscila Linasi (Especialista em Deficiência Auditiva); Leonardo Carvalho Alves (Fonoaudiólogo) e Alessandra Borba ( Professora Especialista AEE e Transtorno Global do Desenvolvimento – TGD).

2º Encontro de Formação Continuada para Professores Municipais – Ensino Fundamental. Rio Pardo/RS

O evento teve a participação dos professores municipais e direções das EMEFs: Antônio Olinto Meurer, Casemiro de Abreu, Casemiro de Abreu (Anexo), Cassiano Silveira de Oliveira, Clemente Carlos Matte, João Francisco de Menezes, João Maria Corrêa, José Borges Sobrinho, Manoel Alcides Cunha, Olavo Bilac, Pedro Petry Neto, São Nicolau, Vera Cruz, Vereador Rodolfo Iserhard, Visconde de São Gabriel e Zamira do Amaral Lisboa, além dos profissionais do Instituto Medianeira – Casa da Criança e da Escola Especial Renascer – APAE.

2º Encontro de Formação Continuada para Professores Municipais – Ensino Fundamental. Rio Pardo/RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *