Image Map

SOLAR DO ALMIRANTE ALEXANDRINO DE ALENCAR

O Museu

Situado na Rua Almirante Alexandrino, nº 1096, trata-se de um prédio tombado. Construído em 1790, por Mateus Simões Pires, um dos primeiros açorianos a chegar em Rio Pardo, é um sobrado de arquitetura colonial, construído em barro e madeira numa pequena elevação perto de dois metros acima da rua.

Alexandrino de Alencar nasceu em 2 de outubro de 1848, faleceu em 18 de abril de 1926 e,  teve importante  papel na armada e na política; fez propaganda republicana, tomou parte na revolta de Saldanha da Gama, foi senador, Ministro da Marinha e Ministro do Supremo Tribunal Militar, ainda jovem serviu na esquadra brasileira em operações no Paraguai, combatendo sob as ordens de Tamandaré e Barroso.

Este solar, onde nasceu o ilustre rio-pardense, Alexandrino de Alencar, abriga o Museu Municipal Barão de Santo Ângelo.

O Museu, que está instalado nas dependências do Solar do Almirante, foi inaugurado, em 1935, com uma exposição de objetos usados durante a Revolução Farroupilha. Em 1939, foi reconhecido como de utilidade pública. Objetos indígenas e armas de desbravadores estão sob a guarda daquela instituição municipal. Há ainda uma senzala doméstica e mobília de jacarandá de 1811. São cerca de 950 peças que contam a história de Rio Pardo e um pouco da história do Rio Grande do Sul.