Image Map

PTG TIO BILINHA CONDUZIRÁ A CENTELHA DA CHAMA CRIOULA ATÉ RIO PARDO

Nesta semana, o Prefeito Municipal Rafael Barros recebeu a Patroa do Piquete PTG Tio Bilinha, Rosalina da Silveira Linhares, juntamente com Nicolau da Silveira Linhares, coordenador das cavalgadas.

Na ocasião foi tratado sobre o acendimento da Chama Crioula e sua distribuição, que neste ano será no município de Iraí, sendo que o PTG Tio Bilinha é responsável por conduzir a Centelha da Chama Crioula até Rio Pardo.

Este é hoje um dos mais importantes eventos do calendário tradicionalista gaúcho e repete-se, anualmente, desde 1947, quando um grupo de jovens, conhecido como Grupo dos 8, retirou uma centelha da pira da pátria e conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos, iniciando um movimento de resgate e preservação dos usos e costumes gaúchos que também impactou na criação do Movimento Tradicionalista Gaúcho.