Image Map

GOVERNO MUNICIPAL PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA ÁGUA VIDA E CIDADANIA

Na tarde desta sexta-feira, 19 de janeiro, o Prefeito Rafael Barros, acompanhado dos Secretários Municipais, esteve presente no Bairro Pinheiros, para em ação conjunta com a Corsan, lançar o programa Água Vida e Cidadania.

O programa foi viabilizado para Rio Pardo através de uma iniciativa de ação conjunta do Prefeito Rafael Barros e Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Jane Franco, com o auxílio das Secretarias de Obras e Saneamento, Joel Lisboa da Rocha, Interior, Alceu Sehaber, e, Agricultura, Mauro Cunha, para realizarem o trabalho na localidade.

A necessidade desta ação, que agora está sendo concretizada, foi detectada no início de 2017, quando a secretária Jane Franco foi alertada que famílias, no Bairro Pinheiros, viviam em condições sub-humanas, não possuindo água potável.

A Secretária, de imediato, reportou-se ao Prefeito Rafael Barros, para que juntos encontrassem a solução adequada para esta situação. Em seguida a Secretária do Trabalho, Cidadania e Assistência Social Jane Franco, realizou solicitação à Corsan para que fosse efetivamente colocado, à disposição da comunidade, o abastecimento de água, atendendo a legislação federal.

Durante o ano de 2017, o Prefeito Rafael Barros e a Secretária Jane Franco buscaram resposta para a solicitação que haviam realizado. Em outubro de 2017, a Corsan lança o programa voltado à regularização de ligações de água, Água Vida e Cidadania.

No mês de novembro de 2017, em apresentação pública realizada na Câmara de Vereadores de Rio Pardo, a Corsan apresentou o Projeto para o Sistema de Esgotamento Sanitário, da área urbana do município de Rio Pardo.

Nesta ocasião, o Superintendente da Corsan, José Roberto Ceolin Epstein, ao apresentar a projeção para 2018, referiu que o investimento para o projeto de esgotamento sanitário da Vila Pinheiros seria realizado através do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada.

Já no mês de dezembro de 2017, o Prefeito Rafael Barros assina o termo aditivo do contrato Sistema de Esgotamento Sanitário, da área urbana do município de Rio Pardo, que destina os recursos disponibilizados para o fundo Municipal de Gestão Compartilhada para aplicação em esgotamento sanitário no Bairro Pinheiros. Bem como, firma convênio para elaboração do projeto executivo do sistema de esgotamento sanitário no mesmo bairro.

Após findadas as tratativas, a realização da obra tem início no dia 03 de janeiro de 2018, e o Governo Municipal através das Secretarias de Obras e Saneamento, Joel Lisboa da Rocha, Interior, Alceu Sehaber, e Agricultura, Mauro Cunha iniciam o trabalho de abertura das valas, que acabam por viabilizar extensão de água para famílias do bairro Pinheiros.

O Governo Municipal, não mediu esforços para atender as demandas necessárias para esta população, e, em 19 de janeiro de 2018, apresenta juntamente com a Corsan, as realizações no Bairro Pinheiros. As famílias beneficiadas agora têm disponibilidade de água própria para consumo e, em breve o sistema de esgotamento sanitário será uma realidade.