PROGRAMA COMBATE AO RACISMO INSTITUCIONAL

By | 24 de novembro de 2017

No dia 14 de novembro, foi realizada reunião pela Secretaria da Saúde Secretário Augusto Pellegrini, e Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Secretária Jane Franco.

A pauta do encontro deu-se em torno da utilização do recurso federal para programa de combate ao racismo institucional.

Na ocasião participaram: o Conselho Municipal do Povo de Terreiro, Conselho Municipal de Saúde, Movimento Negro de Rio Pardo, Gabinete do Prefeito e da Vice-prefeita, Posto Central, Comunidade Quilombola Rincão dos Negros, CRAS Central e CRAS Jardim Boa Vista.

Desde março de 2014 o recurso está à disposição para ser utilizado, única e exclusivamente, para a saúde da comunidade negra, no entanto, até o presente momento não existiu um projeto para execução desta ação.

O encontro teve como objetivo  a definição para utilização do recurso, que deve ser destinado para a saúde da população negra do município.

Ao final, ficou decidido que no mês de dezembro, deste mesmo ano, será organizada uma oficina de capacitação, para os profissionais dos ESFs, CRAS, CREAS, Movimento Negro, Povo de Terreiro e Comunidade Quilombola  Rincão dos Negros, onde serão trabalhados os seguintes temas:

• O que é racismo institucional
  • Como identificar
  • E o que fazer para resolver, tanto na cidade como no interior

Durante o encontro, em dezembro, será criado o calendário de atividades do Programa Combate ao Racismo Institucional para o ano de 2018.